2 de abril de 2019

Por que estudamos Matemática?


Por que estudamos Matemática?

Olá pessoal tudo bem?

Neste post, venho trazer para vocês um texto muito bacana sobre a importância de se estudar matemática. Texto este de uma grande amigo e colega de trabalho, professor Telles.

Te desejo uma boa leitura!!

 

POR QUE ESTUDAMOS MATEMÁTICA?

Para responder a essa pergunta, teríamos que responder a uma outra. Para que serve matemática?  Isso porque se descobrirmos sua utilidade e importância, certamente seria justificável seu estudo, mesmo que nem tudo que não tenha utilidade prática deva ser descartado, mas essa é uma outra questão, que a própria matemática pode responder.

Por falar nisso, responda o teste abaixo:

Para que serve matemática?

a) Serve para aprender a se relacionar afetivamente.

b) Para não cair num abismo.

c) Para avaliar possibilidades.

d) Para tentar encontrar causas para os fenômenos.

e) Para pensar de modo rigorosamente lógico.

 

Se você respondeu “e”, acertou, mas se você respondeu quaisquer das alternativas, acertou também.

 

Não se aprende matemática apenas para “fazer contas”, nem mesmo para solucionar problemas objetivos concretos, ainda que ela atenda a esses propósitos. Então, por que se aprende?  Oras, aprende-se para desenvolver raciocínio lógico. Assim como, a atividade física é uma ginástica para o corpo, o estudo da matemática funciona como uma ginástica para a mente. Talvez a importância maior desse estudo, a princípio, seja o próprio estudo – a ginástica e não os acertos.

 

À medida que se estuda matemática, a mente fica mais ágil e novas conexões sinápticas são formadas, independentemente de como serão utilizadas. Novas relações lógicas são estabelecidas e absorvidas de modo propedêutico, ou seja, a assimilação de conexões lógicas fundamentais para o aprofundamento em outras áreas do conhecimento. Por exemplo, um médico ou pesquisador que identifique uma nova patologia, que ainda não constava do corpo de conhecimentos médicos, talvez tenha se utilizado dos estudos de fatoração algébrica, treinados no ensino fundamental, ou seja, “fator comum em evidência”, mesmo que não se lembre nem remotamente desse estudo, mas alguns fatores comuns, ou sintomas, associados aos doentes foram se evidenciando no processo empírico, pelas observações. Incontáveis outros eventos associativos poderiam ser apresentados para ilustrar.

 

Além disso, estuda-se matemática para ser feliz, ou para destruir o mundo. Por uma lógica de continuidade, e por princípio, a primeira ideia parece mais interessante. Ao estuda-la, aprende-se a avaliar a relação custo-benefício em todas as situações, sejam elas vivenciais, sentimentais, emocionais, de valores, de observações, de criatividade e de suposições e hipóteses. Por esses e outros infinitos motivos, vale a pena treinar nossas mentes com a ginástica da inteligência, propiciada pela prática formal, ou por meio de expedientes lúdicos como os jogos da mente, xadrez, damas, go, entre outros, que brindam a matemática em sua soberana abrangência. A matemática é filha e mãe da lógica, mesmo que isso pareça ilógico. Enfim, logicamente, o estudo dessa fantástica ferramenta humana é o que nos torna mais humanizados.

 

Texto de Roberto Telles de Souza